Sejam Bem-vindos Ao Meu Blogue!

Escrever é muito mais do que uma mera paixão, é uma parte de mim!
Na poesia, os pensamentos, as ideias e as emoções ganham vida própria, deixam de ser uma parte do autor e rompem a fronteira do "eu" , abraçando, assim, outras realidades, outras vidas.
Nélson J. Ponte Rodrigues

sábado, 12 de setembro de 2015

Quem És Tu, Afinal?


Algumas pessoas criam uma imagem ou acreditam numa imagem que não reflete o seu verdadeiro eu, a sua real essência. É impressionante!
As palavras que gritam, muitas vezes não dizem nada.
Falam inúmeras vezes acerca de virtudes humanas que desconhecem, que não praticam ... Tentam convencer os outros que são seres humanos extraordinários e distintos, defensores de causas justas, detentores de elevados valores morais, vítimas de um passado ingrato e injusto. Muito cuidado!

Algumas pessoas, que nem merecem tal denominação, apresentam um comportamento obscuro oposto ao seu lindíssimo discurso.
Tal vil comportamento, inicialmente oculto, esconde, na verdade, uma criatura que é cruel, ardilosa e egocêntrica. No entanto, um olhar atento, o uso da lógica e algum tempo despem quaisquer mentiras e omissões. Ouve a mente, em primeiro lugar, antes de te baseares nas palavras ditas ou emoções sentidas. O coração e a visão não são bons conselheiros na tomada de grandes decisões. Não te iludas! Sofre e ri no momento exato. Não procrastines nem a tua alegria eufórica nem o teu desolado pranto.

Quando começamos a perder a confiança numa determinada pessoa, quando as suas palavras colidem com os seus atos, eis a questão que todos nós colocamos a nós mesmos: Quem és tu, afinal? 
Agir contra as palavras ou crenças nas quais supostamente acreditamos são fortes indicadores de distúrbio mental ou, geralmente, malícia.
Querer ser ou querer parecer não te torna numa pessoa melhor, não minimiza os teus pecados, revela simplesmente a criatura vil e repugnante que tu és. Queres mudar? Muda os teus atos e procura entender o que estás a dizer. Discursos bem encenados e vestir personagens só são dignos de reconhecimento no teatro. Hipocrisia, falsidade ou dissimulação na vida real... Não, obrigado. Não há crimes perfeitos nem pessoas perfeitas! Duvida da perfeição exacerbada.

Se gostas de ser quem és, veste a camisola com orgulho, quer sejas bom ou mau para os outros. Queres viver sem regras, acreditando que o teu bem-estar, opiniões (sem fundamento) e vontades não possuem restrições? Sim?! A imaturidade e a ausência de bom senso acarretam consequências severas. Quanto maior o desejo de liberdade, maior deverá ser a noção de responsabilidade.
O mundo é muito amplo e a liberdade é muito tentadora, mas ambos têm limites. É muito importante relembrar que o mundo não gira em torno de ninguém... ninguém! Não esperes as mesmas reações, os mesmos aplausos, o mesmo carinho ou admiração quando revelares o teu lado negro ou uma alma maquiavélica...
Sê autentico! Utiliza de forma consciente o livre arbítrio. 

Hoje em dia, as pessoas querem (quase) tudo de forma instantânea e sem esforço ou sacrifícios... Pura ilusão! Grandes conquistas exigem suor, paciência, dedicação e, por vezes, lágrimas. Querem que o sol gire em torno da sua cintura. Impossível!
O sol brilha para todos e tu és um desses todos... apenas um! Eu também.
Aquilo que plantamos, mais tarde colhemos. É uma das leis da vida. Tolo é aquele que pensa ser o mais ardiloso de todos. É, no entanto, imbecil. Contudo, o mais imbecil de todos é aquele que não aceita a realidade (boa ou má) como ela realmente é, sem filtros sou ilusões.

Quem és tu, afinal?
És uma dessas criaturas repugnantes que fingem ser humanas? Aparentemente, todos nós somos seres humanos. Aparentemente! Queres ser um ser humano? Sim! Nunca é tarde para aprender... No entanto, não aprendas tarde demais!
És um ser humano? Sabes amar e respeitar os outros? És humano por fora e por dentro?
Então, sê perspicaz, evitando criaturas (lixo humano) no teu dia a dia, e assim terás uma vida mais tranquila e genuína. Viva à amizade legítima e ao amor autêntico!

Nélson José Ponte Rodrigues
05-09-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário