Sejam Bem-vindos Ao Meu Blogue!

Escrever é muito mais do que uma mera paixão, é uma parte de mim!
Na poesia, os pensamentos, as ideias e as emoções ganham vida própria, deixam de ser uma parte do autor e rompem a fronteira do "eu" , abraçando, assim, outras realidades, outras vidas.
Nélson J. Ponte Rodrigues

sábado, 6 de setembro de 2014

Pensamentos, Sentimentos E Muito Mais!

Pior do que não ter, é ter tido a oportunidade de ter e depois ter deitado tudo a perder por negligência ou cobardia. Ninguém gosta de perder, suponho. Todavia, quando somos forçados a perder algo ou alguém é, concomitantemente, doloroso e irritante. Dar tanto para ficar sem nada no final, é frustrante demais. Ninguém irá investir o seu tempo e/ou dinheiro em algo ou alguém, se à partida souber que o fruto do seu investimento nunca verá a luz do dia, isto é, o retorno da sua dedicação. Perdemos tempo sempre que não alcançamos os nossos objetivos. Aprendemos uma lição de vida, mas perdemos tempo. É um facto! 

A vida está repleta de súbitas vicissitudes que não controlamos ou prevemos. O fogo que nos aquece é o mesmo que nos queima, isto é, as pessoas que nos fazem felizes também nos podem magoar. Devemos dar uma segunda oportunidade à pessoa que amamos?

A dúvida, essa voz latejante, que, por vezes, atormenta a existência humana para sempre, é uma das piores dores que existem! Não se vê à superfície da pele, mas sente-se por dentro incessantemente! É uma voz que, geralmente, no silêncio da noite, atordoa e magoa profundamente. Podemos ignorá-la ou mascará-la de diferentes formas, mas, infelizmente, estará sempre lá à nossa espera e atacar-nos-á impiedosamente nos momentos de fraqueza ou saudade.

Nada nem ninguém será eternamente nosso... Não podemos arrumar ninguém numa prateleira ou gaveta. A vida continua. As pessoas que amamos não ficarão eternamente à nossa espera. Os sentimentos esmorecem. É inevitável. Se amas alguém, declara-te! Não receies a rejeição, pois essa faz parte da vida! Não te alimentes de incertezas ou ilusões.

A realidade nem sempre é justa ou lógica. Habitua-te! Nem todos os seres humanos sabem valorizar ou identificar o que é realmente importante nesta fugaz passagem pelo planeta Terra, isto é, o amor! Nada é mais importante do que amar e ser amado na mesma proporção. Aqueles que não se entregam de corpo e alma a alguém, nunca serão capazes de amar ninguém.

Amar tornou-se numa palavra muito banal, hoje em dia, na minha opinião. Muitos proferem tão nobre palavra em vão. "Amo-te" soa tão bem... Cuidado! O amor é muito mais do que belas noites de amor, passeios pelo parque ou jantares românticos. Poucos são aqueles que sentem o seu impacto dentro do peito ou compreendem o que esse acarreta. Muitos apaixonam-se por breves instantes, poucos se amam até à morte! O verdadeiro e único amor tem de ser eterno e imbatível! Se não resistir aos primeiros ventos de discórdia... será amor? Quem ama dificilmente desiste da pessoa que ama.

Nem a beleza nem a riqueza são elementos decisivos no amor. Valoriza-se em demasia, cada vez mais, a casca (a aparência) e pouco o conteúdo (a índole). Só é verdadeiramente feliz aquele que sabe o que quer e o que não quer também. Quem tudo quer, tudo perde! Logo, ao longo da vida, temos de estabelecer prioridades. Nem sempre o que queremos vale a pena... Caprichos, desejos, vontades, todos nós temos. Quais são viáveis ou realmente importantes? Essa é uma pergunta pertinente! Por outro lado, temos de estar preparados para aquilo que queremos. Não podemos fazer uma limonada sem limões...

Estás sozinho? Ainda não entregaste o teu coração a ninguém? Então, abre o teu coração! Quem tem medo da felicidade repentina, do prazer desconcertante, das paixões fulminantes ou do amor arrebatador não pode e nem deve reclamar da sua "falta de sorte" ou do seu aparente carma que, frequentemente, atrai o infortúnio. A infelicidade está, geralmente, associada à inércia, à frouxa perseverança, ao orgulho exacerbado... Que leviana mutilação autoimposta. Vive! Arrisca! Sê feliz ou, simplesmente, sonha com essa felicidade que poderias ter tornado realidade! 

E quando estamos felizes, devemos abdicar dessa felicidade? Não! Nada está garantido em nosso redor. Nada, absolutamente nada! Nem tudo é reversível. Ama quem te ama. Tenta esquecer quem já te esqueceu. Não valorizes quem não te valoriza! Nós só valorizamos, de verdade, um determinado sentimento quando o sentimos na pele. É um facto incontornável! Jamais alguém saberá descrever perfeitamente, por exemplo, o vazio que uma pessoa deixou na tua vida.

Vivemos na era do desapego. Aparentemente, já não existe uma distinção colossal entre as pessoas e os objetos: quase tudo e todos têm um preço, validade e função. Usa-se, bajula-se e deita-se fora quando se torna obsoleto ou desinteressante. Não podes controlar o trajeto das pessoas que amas. Embora a realidade seja, por vezes, dura e cruel, a vida é uma dádiva. Aproveita! Não desistas! Sê feliz: uns dias pouco, uns dias muito. Luta pela tua felicidade. Sorri.

 

Nélson José Ponte Rodrigues

16-04-2014




Sem comentários:

Enviar um comentário