Sejam Bem-vindos Ao Meu Blogue!

Escrever é muito mais do que uma mera paixão, é uma parte de mim!
Na poesia, os pensamentos, as ideias e as emoções ganham vida própria, deixam de ser uma parte do autor e rompem a fronteira do "eu" , abraçando, assim, outras realidades, outras vidas.
Nélson J. Ponte Rodrigues

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Mentiras Apetitosas! Quem não as provou?

Opiniões mudam, os factos não. É inútil convencer os tolos. É verdade! Os apaixonados, as pessoas honestas e os "bonzinhos" são as principais vítimas. Todos nós já fomos tolos, pelo menos uma vez. Então, devemos desconfiar de tudo e de todos? Na verdade, temos de ter cuidado, principalmente com as pessoas que conhecemos há pouquíssimo tempo. Há muitos impostores por aí. Pessoas sem escrúpulos, dispostas a tudo para atingir os seus objetivos. É assustador, mas é bem real. O disfarce de algumas é quase impercetível... quase! Se numa entrevista de trabalho, o currículo profissional tem, muitas vezes, um papel decisivo no ato que antecede a contratação, assim o percurso de vida de uma outra pessoa deveria ter o mesmo impacto antes de a deixarmos entrar na nossa vida.

O modo como alguém trata os outros, fala dos outros e o seu percurso de vida diz muito acerca do seu caráter e estrutura enquanto ser humano. Esqueçam os discursos encenados. Eles manipulam e distorcem a realidade. No entanto, os factos nunca mudam. Nunca! Quando os analisamos, temos de ser metódicos e perspicazes. Esqueçam os sentimentos que erroneamente criámos. Sejamos sensatos e inteligentes.

Quem prefere acreditar na sua versão deturpada da realidade ou em mentiras apetitosas e incoerentes, não se pode queixar do seu infortúnio posteriormente. Sim, é inevitável! É fundamental aceitar a realidade sem filtros. Até a ilusão mais bem concebida, um dia tomba.

A vida é feita de bons e maus momentos. Bem-vindos à realidade! O mais importante é aproveitar os bons momentos e aprender a evitar os erros do passado. Os momentos mais dolorosos e dececionantes jamais serão verdadeiramente esquecidos, mas podem ser evitados no futuro. Repetir o mesmo erro é um ato de pura demência.

As estações do ano mudam. As pessoas, geralmente, não. Ramo que nasce torto, jamais se endireita. Os ditados populares não são esquecidos e passam de geração em geração por alguma razão.

Em suma, evitar o sofrimento não o anula, simplesmente o procrastina. Enfrentem a realidade e vivam sem ilusões. Sim, ser feliz implica muita perspicácia e sensatez. Ouve a razão e não oiças o coração quando tiveres de tomar decisões delicadas ou difíceis.

 Nelson J. Ponte Rodrigues

04-01-2017




Sem comentários:

Enviar um comentário